A pressão de utilização do GLP nos aparelhos de baixa pressão deve ser de 280 mmca (milimetros de coluna de água) ou 2,74 kpa (kilopascal).
A diminuição da pressão do GLP na saída do botijão para a pressão de utilização dos aparelhos é feita por um dispositivo chamado regulador de pressão.
O regulador de pressão para GLP no Brasil
O regulador de GLP para uso doméstico costuma ser vendido na forma de um kit contendo um regulador para 1 kg/h e 1,25 metros de uma mangueira especifica a ser utilizada para ligação da saída do regulador a entrada do fogão ou outro aparelho e ainda duas braçadeiras para fixação das extremidades da mangueira.Também podem ser encontrados reguladores de maior capacidade, para instalações comerciais, industriais e residenciais de maior porte aonde o regulador é fixado a uma tubulação que ira distribuir o gás para os vários aparelhos de utilização, nestes casos é comum encontrar o regulador acoplado a válvulas de segurança OPSO (bloqueio por sobrepressão, mais comum) e ainda UPSO (bloqueio por supressão).
A norma NBR 13932 (Instalações internas de gás liquefeito de petróleo) considera indispensável o uso de válvula de segurança OPSO em instalações aonde o GLP é canalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário